domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Ensino de Estratégias de Compreensão e Interpretação Textuais


A aula foi apresentada em quatro partes. Na primeira, foi feita uma actividade antes da leitura onde foi apresentada a capa da história “O Sapo Apaixonado” para os alunos adivinharem o conteúdo do texto com base no título e nas ilustrações, registando-o de seguida numa ficha de trabalho.
Na segunda parte, foi feita uma actividade durante a leitura da história. A história foi lida em voz alta por alguns alunos e com a devida entoação. De seguida, foi explorada oralmente e feita uma ficha de trabalho onde foram abordadas questões e exercícios diversos sobre a história.
Na terceira parte, foi feita uma actividade depois da leitura, onde foram destacados os dois animais da história, o sapo e a pata, para serem comparados em diversos aspectos (alimentação, habitat, espécie, caracteristicas...) para ver o que é que estes dois animais têm em comum. Esta actividade foi registada numa ficha de trabalho.
Na quarta parte, foi dado a cada aluno uma ficha de auto-verificação para ser preenchida e assim se verificar o que sabiam e o que aprenderam.
Cada parte da aula foi apresentada em PowerPoint, para ser feita a devida correcção e os alunos tirarem algumas dúvidas que pudessem surgir durante a execução.