sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Ensino da Escrita de Textos - Ciclo de Escrita


A aula foi composta por quatro componentes, todos eles muito importantes. No primeiro momento, foi apresentado uma gravura com um pássaro no quadro interactivo e fez-se a exploração oral desta imagem. De seguida, foi feita a planificação através de um mapa semântico entregue a cada aluno e também apresentado em PowerPoint sobre a palavra pássaro, a ser desenvolvido.
No segundo momento, foi apresentado em PowerPoint o mapa semântico já preenchido para onde foi feita uma análise e, baseado no mapa semântico, foi feita a textualização. Cada aluno fez a selecção do vocabulário a utilizar, organizou as ideias, os períodos e os parágrafos a desenvolver e de seguida fez a redacção do texto de uma forma lógica e coesa.
No terceiro momento, a revisão, foram seleccionados alguns textos que apresentavam uma redacção mais confusa a nível de construção de frases, parágrafos, repetição de palavras e erros ortográficos e foram lidos em voz alta pelos alunos. Após a leitura de cada texto, foi entregue a cada aluno uma fotócópia do texto lido e apresentado o mesmo texto no quadro interactivo para cada aluno efectuar a devida correcção no quadro preto.
No quarto momento, a reescrita final, os textos voltaram a ser escritos numa nova folha, tendo cada aluno o cuidado na apresentação final do texto.