quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Ensino de estratégias de compreensão e interpretação textuais

"SÁBIOS COMO CAMELOS" de José Eduardo Agualusa


Numa aula anterior, os alunos foram confrontados com a capa do livro "Estranhões e bizarrocos" de José Eduardo Agualusa, num power point. Exploraram todas as informações nela contida e relembraram o autor e o ilustrador estudados no ano anterior a propósito do conto "A girafa que comia estrelas". Foi-lhes pedido que resolvessem uma ficha de trabalho, onde colocavam a informação retirada da capa e escreviam o que lhes sugeria a expressão "Sábios como camelos".
Na aula propriamente dita, isto foi revisto através do power point e foi explicado qual a razão de ter pedido para falarem daquela expressão. Foi entregue uma lista de auto verificação para antes da leitura, que eles preencheram rapidamente e, em seguida, passou-se à leitura da história "Sábios como camelos" de José Eduardo Agualusa (primeiro pela professora e depois pelos alunos). Ao mesmo tempo iam sendo mostrados slydes que mostravam o guardador e os camelos e um mapa da Pérsia (actual Irão) e iam sendo descobertas as palavras novas/desconhecidas. O passo seguinte foi a resolução de uma prancha da história. Os alunos iam dizendo o que deveria ficar em cada um dos pontos e escreviam na ficha de trabalho, enquanto um deles ia para o computador completar o power point com o mesmo trabalho. O primeiro ponto foi escrito por três alunos diferentes, porque era o número de informações pedidas. Os restantes foram escritos pela Rita, que por ter uma fractura na mão direita não podia escrever na ficha de trabalho, mas no computador fazia-o com calma, com a mão esquerda. Fizeram ainda uma ilustração para cada situação e por fim preencheram uma lista de auto verificação para depois da leitura. Os alunos mantiveram-se muito entusiasmados e isso pôde-se perceber pela participação animada de todos. Gostaram muito de tarbalhar num power poit, pois até agora só viam os que eram apresentados.