sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Ensino da Escrita de Textos - Ciclo de escrita



Esta actividade foi desenvolvida em quatro momentos: planificação, textualização, revisão e reescrita do texto.
Numa aula prévia, foi apresentado o tema aos alunos e foram explicados os objectivos, bem como o mapa semântico. Partindo do tema de Estudo do Meio, Os rios, foi apresentada em Power Point uma série de imagens relacionadas com a água (onde existe, para que serve, desportos aquáticos, estados físicos...). Conforme elas iam aparecendo iam sendo comentadas pelos alunos e professora. Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e participativos. Seguidamente formaram-se os grupos e os alunos começaram a preencher o mapa semântico do tema "Água". Depois de todos prontos, os grupos, um a um, explicaram aos colegas o que tinham colocado no seu mapa semântico e estes iam dando sugestões para acrescentar algum aspecto que tenha sido esquecido. Ao mesmo tempo, a professora ia copiando para um cartaz todas as coisas que os diferentes grupos colocaram no seu trabalho, obtendo assim um mapa semântico conjunto.



Nesta aula, fez-se uma revisão inicial às imagens do Power Point e foi colocado e explorado o cartaz com o mapa semântico. Em seguida pediu-se aos alunos que produzissem um texto informativo sobre a água, seguindo as ideias já organizadas no cartaz. Apesar de todo este passos para a realização do texto, os alunos demoraram algum tempo a começar a sua escrita.
Conforme os alunos iam realizando o trabalho, foram sempre prestadas as ajudas pedidas e dadas as orientações necessárias. Pelo facto de terem demorado muito tempo na realização da tarefa, optou-se por fotocopiar o primeiro texto que ficou pronto e este foi entregue a todos os alunos, quando estes terminaram o seu.

O texto fotocopiado foi lido e os alunos iam dando a sua opinião sobre o que poderia ser feito para o melhorar, corrigindo a construção das frases ou erros ortográficos, melhorando a pontuação, tentando tornar o texto mais rico. Cada aluno ia acrescentando ou riscando a vermelho, na sua cópia, de acordo com as sugestões. O ideal era podermos fazer isto com todos os textos, mas sabemos que tornar-se-ia muito maçador para os alunos, pois seria muito moroso. Por isso os outros textos foram corrigidos individualmente com cada aluno, de forma a que eles tentassem melhorá-los.

Numa aula posterior, e depois de corrigidos todos os textos, foi pedido aos alunos que fizessem a sua reescrita, tendo em atenção a apresentação do trabalho.