terça-feira, 17 de novembro de 2009

Processo de Identificação de palavras escritas - o leitor principiante

“O reconhecimento da palavra escrita é a pedra basilar da leitura”. Sim-Sim, I.(2008)
O sucesso da aprendizagem da leitura inicial depende de vários factores: desenvolvimento de linguagem oral, desenvolvimento de comportamentos emergentes de leitura e escrita, consciência linguística e domínio dos processos básicos de identificação de palavras escritas.
O processo de identificação de palavras escritas no adulto é automatizado, ou seja ele é capaz de reconhecer com eficácia e rapidez as palavras e construir um significado, obtendo uma leitura com expressividade. O leitor iniciado tem de ser ajudado a criar um registo mental de palavras escritas, vistas muitas vezes e a compreender o funcionamento do princípio alfabético (a cada som corresponde uma letra).
As actividades de ensino da identificação de palavras devem ser feitas em contextos de leitura e escrita significativos para a criança, que lhe permitam reconhecer a relevância do que está a aprender.



Nesta aula os alunos foram confrontados com actividades que pretendiam promover a automatização da leitura e a identificação da palavra escrita. Os alunos descobriram as palavras intrusas num texto e os erros noutro. Leram um poema, inventaram versos com os seus nomes (oralmente) e completaram outros por escrito. Participaram com muito entusiasmo e divertiram-se imenso. A brincar aprende-se com muita facilidade, principalmente se a actividade for apelativa.