quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O desenvolvimento da consciência linguística e a sua relevância na aprendizagem inicial da leitura e da escrita



A consciência linguística é um nível de conhecimento linguístico que envolve a capacidade de reflectir sobre a linguagem oral. Quanto mais elevado é o nível de consciência linguística dos alunos, maior é o seu êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. Esta envolve três dimensões: fonológica (ajuda a criança a distinguir/identificar sons individuais nas palavras), da palavra (capaciadade de reflectir sobre a fronteira da palavra e o carácter arbitrário da realização fonológica da mesma) e morfo-sintáctica (capacidade de avaliar a gramaticalidade das frases e manipular as suas unidades constituintes).

Nesta aula os alunos ouviram a professora ler um texto e seguiam essa leitura pelo que tinham na sua ficha de trabalho. No texto escrito havia erros em palavras com os sons [v] e [b] e eles, através da audição correcta destas, tinham de detectar os erros e corrigi-los. Esta actividade foi escolhida em virtude de, aqui na nossa zona, se trocarem estes dois sons com muita frequência, quer em termos orais, quer depois em termos escritos. Seguidamente passou-se para a divisão silábica e classificação das palavras quanto ao número de sílabas e para a descoberta das sílabas tónocas e átonas e classificação das palavras quanto à posição da sílaba tónica, sempre feitos através da audição das palavras.