segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O ENSINO DA ORTOGRAFIA

A aprendizagem da escrita implica o desenvolvimento de três competências: a gráfica (desenho da letra), a ortográfica (domínio das convenções da escrita) e a compositiva (modos de organização das expressões linguísticas para formar um texto).
A relação som/letra em português é muito complexa, por isso tem consequências na aprendizagem da ortografia: os alunos têm que dominar a via fonológica ou sub-lexical da escrita ortográfica, mas esta é insuficiente, pelo que é necessário aceder à forma escrita das palavras pela via lexical ou visual (caso das palavras homófonas).
A língua portuguesa é uma língua alfabética em que a base da escrita é constituída pela identificação dos sons das palavras e respectivos símbolos, de unidades prosódicas, símbolos e aplicação das regras convencionadas para a sua representação gráfica, como é o caso das regras de pontuação, acentuação e translineação.
A Ortografia é a disciplina gramatical que fixa as regras de representação escrita de uma língua, isto é, que tem por objectivo normalizar a representação escrita de uma língua (ensina a escrever correctamente as palavras, as frases e os textos).
As finalidades do ensino explícito da ortografia são:
Ajudar as crianças a automatizar e monitorizar a escrita de palavras conhecidas, construindo um léxico ortográfico mental;
Desenvolver a capacidade de conhecer símbolos e regras que lhe permitem a escrita de frases e textos;
Desenvolver a capacidade de reconhecer os erros ortográficos mais frequentes de maneira a poder antecipar e intervir nas suas produções escritas.




Nesta aula começou-se pela leitura do conto tradicional "O Lobo e os sete Cabritinhos" que serviu de mote para todo o trabalho que se seguiu. Foi apresentado um conjunto de diapositivos com uma exploração de palavras homófonas. Começava com a distinção entre o uso de Ah! À e , e os alunos foram dando exemplos seguindo-se a realização de um exercício escrito. Seguidamente os alunos observaram várias imagens em que podiam distinguir outras palavras homófonas através de uma frase representada para cada caso, concluindo esta tarefa com um exercício escrito. A apresentação continuou com uma exploração/revisão aos sinais de pontuação e regras de pontuação e aos pronomes pessoais. Os alunos concluíram então a ficha de trabalho com a colocação dos sinais de pontuação num pequeno texto e os pronomes pessoais ou o predicado (verbo) em frases de forma a que ambos concordem. Os alunos mostraram-se muito participativos colocando questões com frequência e intervindo com entusiasmo.