sexta-feira, 5 de março de 2010

Semana da Leitura

Encerramento




É claro que uma semana tão importante como esta dedicada à leitura não poderia acabar sem uma actividade especial. Por isso, durante a semana, na sala de aula, os alunos, com a ajuda os professores, prepararam a declamação de lengalengas, trava-línguas, poemas, canções, teatros e muito mais, tudo relacionado com o tema da semana. Foi maravilhoso. Desde os pequeninos do pré-escolar que representaram enquanto cantavam até à nossa turma que fechou a festa com declamações de poemas de Sophia de Mello Breyner Andressen, a madrinha da nossa sala, todos estivemos muito bem. Mostramos a nossa dedicação e trabalho. Até parecíamos profissionais.
Estas actividades são muito importantes porque nos alertam para a importância que a leitura tem na nossa vida e claro aguçou ainda mais a nossa vontade de ler tudo e muito, muito, muito.




Visita do ilustrador Salgado Almeida e da escritora Ana Brito
Mais um dia e mais uma visita especial. A professora da biblioteca, Conceição Novais, tinha prometido que, na semana da leitura, teríamos a visita do ilustrador de "Insecto, bicho é?", uma vez vez que ele não pôde estar presente aquando da visita da Ana Brito, autora do livro. O prometido é devido e o Salgado Almeida chegou com todo o seu talento, paciência e bom humor. Sim, muita paciência, porque pela biblioteca passaram esta manhã, cerca de 300 alunos por anos de escolaridade e ele foi brincando com as suas piadas bem engraçadas, desenhou um grande painel com as personagens do livro e ainda inventou mais duas que representavam todos os meninos e meninas da escola, pintou tudo com giz colorido e nós também ajudamos.
Na sala, cada turma trabalhou um dos poemas do livro e fez o seu próprio poema sobre o mesmo insecto. Estes trabalhos foram imprimidos e compilados e o Salgado Almeida fez um desenho em cada página para depois nós pintarmos. Vai dar um livro fantástico. É mesmo bom fazer trabalhos colaboartivos, ficam sempre mais ricos e nós aprendemos muito mais.






"O Museu vem à escola"
Ontem, dia 4 de Março, o Museu Martins Sarmento veio à nossa escola para "trabalhar" com os alunos do 4.º ano, uma turma de cada vez. Inserida na Semana da Leitura, uma arqueóloga do museu Martins Sarmento, fez uma pequena palestra sobre a evolução da escrita, desde as pinturas e gravuras rupestres até aos nossos dias, com os computadores. Aprendemos muito sobre os nossos antepassados e coisas novas sobre Guimarães, especialmente a Citânia de Briteiros e Martins Sarmento. Depois veio a parte mais prática e interessante para nós: aprendemos a fazer tintas com ovo e pigmentos, pintamos com os dedos em rochas, usamos "aparos" molhados em tinta para escrevermos em peles de animais tratadas e gravamos pequenos símbolos (representando os usados antigamente) em barro. Foi muito divertido.