domingo, 14 de março de 2010

O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS LITERÁRIOS

A aprendizagem formal da escrita e da leitura, ao ter lugar em cenários específicos como os da escola, socorre-se de aspectos comuns que podem e devem ser partilhados.
A leitura de autores portugueses e estrangeiros permite alargar as referências culturais, levando a conhecer outros modos de ser, de fazer e de estar, outros espaços, outras gentes e outras vozes, ao mesmo tempo que se contribui para um melhor conhecimento e aceitação do outro. (ME, 2009: 64)
O contacto com diferentes géneros literários possibilita a vivência de ndiferentes experiências literárias, de diferentes formas de gerar sentidos, de diferentes formas de ler o mundo e de organizar a informação. (ME, 2009: 64)
A literatura é uma manifestação de arte… é uma forma de distanciamento da realidade quotidiana através da criação de outros mundos e de olhares originais sobre a nossa realidade e que pretende deliberadamente causar um efeito no leitor (fruição e reflexão/aprendizagem). Faz todo o sentido que a literatura seja explorada na escola e que essa exploração seja feita com fundamentação e intencionalidade por parte do professor. Na sala de aula, o trabalho com a literatura deve procurar estimular a criatividade linguística das crianças, contribuindo para formar o seu sentido estético e iniciando-a na arte em geral.
A poesia é um género de texto em que a linguagem desempenha um papel deliberadamente diferente daquele que detém noutras situações comunicativas quotidianas. A poesia desenvolve a imaginação, a sensibilidade e estimula a criatividade linguística, contribuindo para formar o sentido estético da criança e iniciando-a na arte em geral. A leitura de poesia alimenta o gosto pela sonoridade da língua (rima, ritmo, som das palavras), pelo poder da linguagem (sentido literal e sentido figurativo) e pelo uso da linguagem poética e simbólica.