segunda-feira, 15 de março de 2010

O Ensino da Leitura e Escrita de Textos Literários

Transformar um texto poético num texto narrativo





Esta aula começou com uma explicação dos seus tema e objectivo. Seguidamente passou-se a explicar qual o trabalho que ia ser desenvolvido.
Foi entregue a cada aluno uma folha com o poema "Um passeio de barco". Foi feita uma leitura modelo e depois passou-se à exploração do mesmo. Descobriram-se as rimas, as inferências (o que se "adivinha" com pequenas ideias do texto), significados de palavras novas, as personagens, local e tempo da acção, etc.
Depois de bem explorado, os alunos concluiram que o poema contava uma história. Por isso partiu-se para a segunda parte da aula: preencher um esquema de narrativa. Este trabalho foi feito colectivamente e os alunos mantiveram-se muito estusiasmados e participativos, tal como na parte anterior da aula.
Depois do esquema pronto, partiu-se para a parte final da aula: a escrita do texto narrativo. Com a ajuda do esquema esta tarefa foi desenvolvida relativamente rápida, com os alunos a terem cuidado com a apresentação do trabalho, quer em termos de erros ortográficos, quer em termos de pontuação e mesmo a caligrafia.
Foi uma aula muito interessante e parece-me que os alunos perceberam que, desta forma, conseguem fazer com mais facilidade o reconto dum texto ou a sua transformação; podem "brincar" com os textos enqunto aprendem de forma mais fácil e divertida.