sábado, 12 de junho de 2010

VISITA DE ESTUDO À CITÂNIA DE BRITEIROS


A Citânia de Briteiros é um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitectura. Está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada desde os primórdios do primeiro milénio antes de cristo (a.c.) até ao século III depois de cristo (d.c.). É uma povoação fortificada, defendida com três linhas de muralhas. Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria. Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas.
E pronto, por todas estas razões e porque estamos a estudar a História de Portugal, no passado dia 11, fizemos uma visita de estudo a este espaço tão maravilhoso para ficarmos a conhececer os costumes dos povos que habitaram a Península Ibérica e, claro está, a nossa terra.
Parecia que o tempo nos ia impedir mas, como os nossos professores são muito optimistas, lá partimos às 9h30m. Ainda apanhamos umas pinguitas durante a visita mas foi coisa pouca. Calcorreado as várias ruas da citânia, vimos as ruinas das casas e núcleos residenciais, a ermida e o cemitério romano, a Casa do Conselho e um balneário. Seguidamente fomos até ao Museu da Cultura Castreja, no Solar da Ponte, onde uns guias nos mostraram todo o espólio ali guardado. Por fim e porque estávamos a morrer de fome (as saídas dão-nos sempre muita fome), fomos até a um parque pertencente a um clube. Tirando as "chatas" das moscas, que eram muitas, tivemos duas horas para comermos, brincarmos e jogarmos futebol em segurança.
Foi uma vista muito interssante e divertida. Correu tudo muito bem.