domingo, 20 de junho de 2010

FESTA DE FINAL DE ANO



E pronto! Mais um ano lectivo que chegou ao fim. Parece que ainda ontem começou e já terminou. O tempo passa mesmo a correr.
É claro que nãp podíamos deixar passar esta data em branco. Por isso, professores, alunos, assistentes operacionais e associação de pais da escola, esmeraram-se para que este final fosse uma grande festa. Houve música, dança, desfile, teatro e muita animação. Os finalistas (do pré-escolar e 4.º ano) foram todos fantásticos. Ficaram muito bem de capas, cartolas e bengalas, cantando a canção de finalistas. Os meninos do 3.º ano também estiveram maravilhosos na sua abertura desta festa. No decorrer da festa, os alunos do 4.º B (Inês Francisca, Diogo Henrique, Kateryna Dudkó e António Fernando), vencedores das Olimpíadas da Matemática 2010, promovidas pela Associação para a Educação Matemática Elemantar, a nível dos distritos de Braga e Viana do Castelo, receberam o prémio correspondente ao 1.º lugar, entregue pelo Dr. Leonel . Parabéns para os vencedores, pois isto constituiu uma honra para a nossa escola. Além desta surpresa, tivemos ainda outra muito importante para todos os alunos das duas escolas do 1.º ciclo, do nosso agrupamento: o lançamento do livro "O Resgate do Pai Natal", escrito ao longo do ano por todas as turmas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. Esse livro foi editado com o patrocínio das Associações de Pais da escola da Pegada e Santa Luzia, a quem, desde já agradecemos muito. Comprem, leiam e vejam lá se não somos uns grandes escritores.
Seguidamente, e porque a noite ainda era uma criança, deu-se por aberta a Mostra/Exposição de trabalhos elaborados ao longo do ano, pelos alunos e os respectivos professores (Titulares de Turma e AEC), bem como o parque de merendas. Já estava tudo a ficar com muita fome e o porco, mais uma vez, marcou presença.
Obrigada a todos os que nos presentearam com a sua presença, pois a festa era para vós.
Um beijinho muito especial para todos os finalistas pelo términos desta etapa e início de outra, especialmente os da turma do 4.º C, para quem desejo muitas felicidades e que a vida lhes dê sempre tudo o que desejam.

sábado, 12 de junho de 2010

VISITA DE ESTUDO À CITÂNIA DE BRITEIROS


A Citânia de Briteiros é um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitectura. Está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada desde os primórdios do primeiro milénio antes de cristo (a.c.) até ao século III depois de cristo (d.c.). É uma povoação fortificada, defendida com três linhas de muralhas. Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria. Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas.
E pronto, por todas estas razões e porque estamos a estudar a História de Portugal, no passado dia 11, fizemos uma visita de estudo a este espaço tão maravilhoso para ficarmos a conhececer os costumes dos povos que habitaram a Península Ibérica e, claro está, a nossa terra.
Parecia que o tempo nos ia impedir mas, como os nossos professores são muito optimistas, lá partimos às 9h30m. Ainda apanhamos umas pinguitas durante a visita mas foi coisa pouca. Calcorreado as várias ruas da citânia, vimos as ruinas das casas e núcleos residenciais, a ermida e o cemitério romano, a Casa do Conselho e um balneário. Seguidamente fomos até ao Museu da Cultura Castreja, no Solar da Ponte, onde uns guias nos mostraram todo o espólio ali guardado. Por fim e porque estávamos a morrer de fome (as saídas dão-nos sempre muita fome), fomos até a um parque pertencente a um clube. Tirando as "chatas" das moscas, que eram muitas, tivemos duas horas para comermos, brincarmos e jogarmos futebol em segurança.
Foi uma vista muito interssante e divertida. Correu tudo muito bem.

DIA DO AGRUPAMNETO

Dia 9 de Junho festejamos pela 1.ª vez o Dia do Agrupamento. Esta actividade tinha como objectivo principal um convívio que juntasse todos os professores, assistentes operacionais e administrativos, alunos e pais e encarregados de educação dos diferentes estabelecimentos de ensino do agrupamento Egas Moniz. Começou por volta das 17h30m e foi pela noite dentro. Houve apresentações de danças, canções, teatros e muito mais, dos alunos desde o pré-escolar até aos EFA, passando pelo 1.º, 2.º e 3.º ciclo. Estiveram todos muito bem e animados. Para o espectáculo dos alunos do 1.º ciclo, o espaço era muito reduzido, porque o grupo era grande, e os ensaios decorreram sempre em espaços abertos. Mas devido às condições climatéricas teve de ser tudo dentro do edifício da EB2,3 Egas Moniz, pelo que foi um pouco confuso. No entanto, os alunos são bons e conseguiram improvisar de uma forma brilhante.
Havia várias iguarias típicas dum arraial, barracas com trabalhos dos alunos e rifas, muita música e diversão.
Apesar do mau tempo que se fez sentir durante todo o dia, o número de pessoas presentes foi bastante significativo. Esperemos que todos se tenham divertido e, se a experiência se repetir, que possamos contar com mais pessoas presentes, porque esta era a festa de todos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA

No dia 7 de Junho

terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




Hoje foi o nosso dia: Dia Mundial da Criança. É claro que todos os dias devem ser de respeito, dedicação e amor pelas crianças. Mas nós sabemos que nem todas as crianças conhecem o amor e respeito. Esperemos que este dia sirva para se lembrarem delas e dos seus direitos.
Na nossa escola não quiseram deixar passar o dia em branco, por isso ofereceram-nos uma sessão de cinema no Guimarães Shopping. Os mais pequeninos viram o filme "Como treinares o teu dragão" e os mais crescidos viram "Uma aventura na casa assombrada". Foi muito divertido apesar do calor que se fazia sentir e de termos de fazer as viagens a pé. Tivemos direito a pipocas e tudo.
Mas as surpresas ainda não tinham terminado, pois de tarde tivemos direito a um gelado. Soube mesmo muito bem com aquele calor.
Obrigado aos professores, associação de pais e direcção do agrupamento, por não se esquecerem de nós, neste e noutros dias.