terça-feira, 18 de maio de 2010

DESPERTAR Afectividade, Agressividade, Sexualidade




Como todos devem saber, a Educação Sexual passou a fazer parte do currículo dos alunos do ensino básico, com uma carga mínima de seis horas anuais para os alunos do 1.º e 2.º ciclos e de doze horas para os do 3.º ciclo, a partir deste ano lectivo. Assim sendo, ao longo do ano e de acordo com as indicações recebidas em reuniões dos professores com enfermeiras do Centro de Saúde de Urgezes, o tema foi sendo abordado da forma adequada para cada faixa etária, em todas as turmas. Para que este projecto terminasse da melhor forma e algumas dúvidas fossem esclarecidas, ontem tivemos o prazer de ouvir uma das figuras mais importantes do nosso país nesta temática: o Professor Doutor José Pinto da Costa. Realmente a escolha não poderia ser melhor. De uma forma muito simples, directa e divertida, a sua palestra foi-se desenvolvendo ao longo de duas horas, sem que a assistência desse pelo tempo a passar. Foi muito agradável e proveitosa.
Houve um boa adesão de pais e encarregados de educação, mas claro que não a que desejávamos. O ideal era termos a participação de todos, pois a palestra era especialmente dedicada a eles. Para os que estiveram presentes, esperamos que tenham apreciado, para os outros, esperamos por vós noutras iniciativas.
Um agradecimento muito especial ao Professor Doutor José Pinto da Costa, que depois de uma palestra em Mirandela e da viagem para Guimarães, ainda teve tempo e disposição para estar connosco. Um agradecimento também para as pessoas que conseguiram a sua vinda a Guimarães.