terça-feira, 18 de maio de 2010

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

A compreensão do que se entende por avaliação das aprendizagens depende do entendimento actual do processo de ensino-aprendizagem da língua que foi mobilizado ao longo da formação. A principal finalidade do processo de ensino-aprendizagem da língua é desenvolver indivíduos linguisticamente competentes, daí a avaliação ser um elemento integrante e fundamental desse processo pedagógico assumindo uma função pedagógica.
A avaliação tem por função regular o resultado do processo pedagógico (diagnóstica e formativa), servir de base para decisões pedagógicas referentes ao processo pedagógico de ensino-aprendizagem da língua (progressivamente mais ajustadas às necessidades reais dos alunos com vista aos desempenhos esperados) e proporcionar condições pedagógicas que apoiem estes no desenvolvimento da auto-regulação/auto-avaliação da sua aprendizagem.
No contexto de um programa configurado em competências específicas deve-se avaliar desempenhos que impliquem a mobilização do que foi (explicitamente) ensinado. É essa avaliação que nos permite inferir o domínio de competências específicas.
A grande finalidade da avaliação é: alimentar o processo de auto-regulação através da avaliação formativa alternativa. Esta é importante, mas há problemas e insuficiências, pois entre outros, há a tendência para comparar os alunos uns com os outros, levando-os a crer que um dos propósitos principais da aprendizagem é a competição em vez do crescimento pessoal. Nestas condições, o feedback avaliativo acaba por reforçar, junto dos alunos com mais dificuldades, a ideia de que não são competentes, podendo levá-los a crer que não são capazes. Além disso, há a tendência para solicitar aos alunos uma quantidade, por vezes exagerada, de trabalhos, descuidando a sua qualidade e a sua relação com o desenvolvimento dos processos mais complexos do pensamento dos alunos.