quarta-feira, 21 de abril de 2010

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS NÃO LITERÁRIOS

Os textos não literários são ferramentas linguísticas fundamentais implicados no processo de integração do indivíduo na realidade e que permitem a construção do conhecimento do mundo e, especialmente, o escolar. Fazem uso de uma linguagem que é nova para a criança, sobretudo os textos do âmbito académico.
Os textos não literários são aqueles em que as crianças chegam com pouca ou nenhuma preparação dos seus ambientes familiares. Assim, a promoção da sua aprendizagem no 1.º ciclo contribuirá para travar a dificuldade de usar os textos no quotidiano (analfabetismo funcional) e o “fosso do 4.º ano”.
De acordo com o Novo Programa de Português “Os alunos devem contactar com múltiplos textos em diferentes suportes e formatos, de diferentes tipos e com finalidades distintas, considerando o domínio do literário e o do não literário”. Este refere ainda “o papel fundamental dos textos não literários na construção e organização do conhecimento, tendo em conta que os alunos estão a descobrir o mundo e a aprender a classificá-lo”. E continua dizendo que "No âmbito do texto literário, a fim de desenvolver as competências leitora e enciclopédica, devem ser considerados textos que possibilitem o contacto com diferentes forma de representar e de organizar a informação: descrição, comparação e contraste, causa e efeito, sequência e enumeração, mapas, gráficos, tabelas e esquemas diversos, entre outros. são também de incluir neste domínio os textos do quotidiano, aos quais recorremos para nos inserirmos no meio em que vivemos: notícias, bilhetes, formulários, instruções, horários, informação que consta nas embalagens dos produtos de consumo habitual, etc.".