Os textos não literários são ferramentas linguísticas fundamentais implicados no processo de integração do indivíduo na realidade e que permitem a construção do conhecimento do mundo e, especialmente, o escolar. Fazem uso de uma linguagem que é nova para a criança, sobretudo os textos do âmbito académico.
Os textos não literários são aqueles em que as crianças chegam com pouca ou nenhuma preparação dos seus ambientes familiares. Assim, a promoção da sua aprendizagem no 1.º ciclo contribuirá para travar a dificuldade de usar os textos no quotidiano (analfabetismo funcional) e o “fosso do 4.º ano”.
De acordo com o Novo Programa de Português “Os alunos devem contactar com múltiplos textos em diferentes suportes e formatos, de diferentes tipos e com finalidades distintas, considerando o domínio do literário e o do não literário”. Este refere ainda “o papel fundamental dos textos não literários na construção e organização do conhecimento, tendo em conta que os alunos estão a descobrir o mundo e a aprender a classificá-lo”. E continua dizendo que "No âmbito do texto literário, a fim de desenvolver as competências leitora e enciclopédica, devem ser considerados textos que possibilitem o contacto com diferentes forma de representar e de organizar a informação: descrição, comparação e contraste, causa e efeito, sequência e enumeração, mapas, gráficos, tabelas e esquemas diversos, entre outros. são também de incluir neste domínio os textos do quotidiano, aos quais recorremos para nos inserirmos no meio em que vivemos: notícias, bilhetes, formulários, instruções, horários, informação que consta nas embalagens dos produtos de consumo habitual, etc.".
Os textos não literários são aqueles em que as crianças chegam com pouca ou nenhuma preparação dos seus ambientes familiares. Assim, a promoção da sua aprendizagem no 1.º ciclo contribuirá para travar a dificuldade de usar os textos no quotidiano (analfabetismo funcional) e o “fosso do 4.º ano”.
De acordo com o Novo Programa de Português “Os alunos devem contactar com múltiplos textos em diferentes suportes e formatos, de diferentes tipos e com finalidades distintas, considerando o domínio do literário e o do não literário”. Este refere ainda “o papel fundamental dos textos não literários na construção e organização do conhecimento, tendo em conta que os alunos estão a descobrir o mundo e a aprender a classificá-lo”. E continua dizendo que "No âmbito do texto literário, a fim de desenvolver as competências leitora e enciclopédica, devem ser considerados textos que possibilitem o contacto com diferentes forma de representar e de organizar a informação: descrição, comparação e contraste, causa e efeito, sequência e enumeração, mapas, gráficos, tabelas e esquemas diversos, entre outros. são também de incluir neste domínio os textos do quotidiano, aos quais recorremos para nos inserirmos no meio em que vivemos: notícias, bilhetes, formulários, instruções, horários, informação que consta nas embalagens dos produtos de consumo habitual, etc.".