sábado, 30 de janeiro de 2010

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAIS

O importante na leitura é a apreensão do significado da mensagem, resultando o nível de compreensão da interacção do leitor com o texto. Segundo o Novo Programa de Português do Ensino Básico, “entende-se por leitura o processo interactivo que se estabelece entre o leitor e o texto, em que o primeiro apreende e reconstrói o significado ou os significados do segundo".
Para se exercer uma cidadania activa é indispensável dominar a leitura. O professor começa pois, por ensinar técnicas de decifração que permitem extrair sentido do material escrito. Aprendidas estas técnicas, deve partir-se para o ensino explícito de estratégias de compreensão que possibilitem o acesso à informação, de uma fase de leitura mais centrada no ler para aprender a ler, evolui-se para uma fase em que se privilegia o ler para extrair e organizar conhecimentos.
No acto de ler, para desenvolver a sua competência da leitura, o aluno deve ter consciência e pôr em prática três etapas fundamentais: pré-leitura, leitura e pós-leitura.