terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Ensino da Ortografia


A aula foi apresentada em duas partes. Na primeira parte, foi apresentada uma ficha com cinco exercícios diferentes. No primeiro exercício, os alunos tinham de ler com atenção um pequeno texto sobre o Natal para completarem as palavras que faltavam nas frases do segundo exercício. No terceiro exercício, os alunos tinham que completar palavras com v ou b. No quarto exercício, os alunos tinham de corrigir os erros de duas pequenas frases e escrever as frases correctamente. No quinto exercício, os alunos tinham de colocar os sinais de pontuação num pequeno texto em diálogo.
Na segunda parte, foi apresentado o jogo “Olhos atentos”. Este jogo foi feito em equipas de dois alunos. A equipa A e D jogaram contra as equipas B e C. Para as equipas A e D foram apresentadas umas imagens e para as equipas B e C foram apresentadas outras imagens. Cada equipa tinha de visualizar inicialmente, durante alguns segundos, uma imagem. A seguir, foi novamente apresentada a imagem e uma palavra durante cinco segundos e depois tinham de escrever, num espaço próprio, para cada equipa, a palavra visualizada mas seguindo as regras do concurso (ex: Equipas A e C, a palavra visualizada devia ser escrita na terceira linha... Equipas B e D, a palavra visualizada devia ser escrita na quinta linha... Cada equipa tinha dez segundos para a escrever. Foram cinco palavras para cada equipa.).
Cada exercício da ficha e do jogo foram apresentados em PowerPoint para os alunos se orientarem mais facilmente e assimilarem melhor as orientações dadas. No fim de terminarem cada exercicio, foi feita a correcção e apresentada a resposta correcta.